Pesquisadores criam tinta especial que captura luz solar e transforma em energia elétrica

Cientistas norte-americanos desenvolvem célula solar mais eficiente do mundo
Energia solar brilha com força nos países emergentes

Cada vez mais o mundo está trocando as formas convencionais de obtenção de energia por fontes limpas e renováveis como a energia solar. Isso se dá grande parte pela conscientização ambiental, mas também por outro lado pela economia e vantagens adquiridas com a utilização da luz do sol. O investimento inicial despendido na instalação de painéis coletores desse tipo de energia é rapidamente recuperado em pouco tempo por causa da redução do valor pago a distribuidora de energia elétrica.

Cientistas criam tinta especial que captura luz solar e transforma em energia elétrica
As novas tecnologias estão contribuindo e muito para esse objetivo, recentemente na Austrália foi divulgada a notícia do desenvolvimento de uma tinta capaz de capturar a luz solar e converte-la em energia elétrica. As expectativas são boas, pois essa nova tecnologia pode incentivar as pessoas ainda mais na mudança e na utilização desse recurso, porque terá um custo muito mais acessível. A ideia do projeto é otimizar a aplicação da energia solar no mundo todo. As pesquisas que estão sendo realizadas são feitas por pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT).

Cientistas criam tinta especial que captura luz solar e transforma em energia elétrica
A tecnologia desse tipo de tinta solar é projetada para capturar a luz solar para fazer a conversão em eletricidade. Uma camada desta tinta pode ser então pintada sobre qualquer material, nas paredes ou plástico por exemplo. A composição química da tinta absorve a luz solar, e ainda repele a umidade permitindo maior durabilidade e resistência na exposição ao ambiente, há a separação do oxigênio e do hidrogênio então é possível transformar o oxigênio em combustível quando é empregada na célula de energia.

Isso permite que a tinta seja incorporada em qualquer dispositivo, atuando de forma eficaz, para gerar eletricidade. Eles podem ser impressos em tamanhos menores para serem usados para carregar aparelhos eletrônicos. Ela ainda é algumas vezes menos eficientes do que os painéis solares padrão de silício, mas os pesquisadores esperam melhorar isso.

Será excelente quando a indústria puder entregar uma energia semelhante a um custo significativamente reduzido. O preço do silício está diminuindo, mas o valor do plástico é bem mais barato. A tinta tem um custo muito baixo e isso é uma enorme vantagem. Além disso, a consistência é melhor do que o silício, ela resiste melhor a diversas condições. A energia solar está se desenvolvendo e irá crescer ainda mais no futuro, a tendência é o afastamento na cada vez maior da utilização de combustível fóssil.

Vários benefícios da energia solar podem ser conquistados também individualmente, está disponível através de empresas privadas que comercializam painel gerador de energia solar para residências ou empresas, que procuram redução de custos e colaboração com o meio ambiente, para tornar o mundo cada dia um lugar melhor para se viver.