SUSTENTABILIDADE

O sol é fonte de energia renovável, natural, limpa, disponível e infinita







A energia solar tem um grande papel como uma fonte de energia renovável complementar na matriz energética brasileira, seja na forma centralizada ou distribuída. Por se tratar de uma tecnologia de geração de energia por fonte primária, ou seja, uma forma de energia disponível na natureza antes de ser convertida ou transformada é considerada uma importante fonte renovável e a sua renovabilidade se dá em ciclos contínuos que se repetem em espaços de tempo curtos ao contrário por exemplo de uma fonte de energia por combustível fóssil (Termelétricas).
Por conta dessa renovabilidade a energia solar é considerada uma forma sustentável de geração de energia, contribui com a redução de emissões de CO2 e possui baixo impacto ao meio ambiente durante todo o ciclo de vida de um sistema (extração de silício, industrialização dos componentes, instalação dos painéis e a operacionalização), seja uma usina solar ou um projeto de microgeração distribuída residencial. Por esse motivo, organizações como o Greenpeace e a WWF (World Wide Found for Nature) fomentam a inserção da energia solar na matriz energética mundial.
A possibilidade de incorporar a energia fotovoltaica de forma distribuída em empreendimentos construtivos sejam eles imobiliários, industriais, comerciais ou corporativos traz a possibilidade do proprietário ou incorporador se beneficiar de certificações sustentáveis que trazem como principais vantagens a agregação de valor sustentável a sua marca, diferencial competitivo, engajamento social e obtenção de recursos financeiros.
No Brasil grandes empresas com forte apelo sustentável exigem que toda a sua cadeia de suprimentos também incorpore em seus processos as mesmas políticas sustentáveis, quando não, são quesitos mínimos para qualificação de fornecedores ou prestadores de serviços.

Veja como você pode usar ainda mais a Energia Solar


ILUMINAÇÃO NATURAL: CLARABOIAS
Traga luz natural para dentro da  sua casa com claraboias. Barato e simples, as claraboias são uma solução para iluminar ambientes com luz natura que não custam muito.
ILUMINAÇÃO NATURAL: TUBOS DE LUZ SOLAR
Traga luz natural em espaços interiores mais profundos com tubos de luz solar. Um pouco mais caro que a claraboia porém alcança lugares mais longes e é uma forma muito refinada de se utilizar a energia solar.
INSTALE COBERTURAS E CORTINAS NAS JANELAS
Impeça que o sol quente do verão aqueça demais a sua casa. Coloque coberturas, persianas e cortinas nas janelas do lado Norte e Oeste onde o Sol é mais quente.
FILMES REFLETORES DE CALOR
Instale filmes-finos refletores de calor e deixe o calor permaneça fora da sua casa, mantendo a luminosidade.
AQUECEDOR SOLAR DE PISCINAS
Aqueça a água de sua piscina com aquecedores solares ou bombas de calor. Esta é uma das formas mais utilizadas de se aproveitar a energia solar para residências. Economize até 65% no gasto de energia para aquecer água.
MANTA DE COBERTURA
Deixe o sol aquecer a sua piscina e mantenha o calor durante a noite com uma cobertura/manta térmica preta.
AQUECEDOR SOLAR
Aqueça a água com um sistema de aquecimento solar de água,  economizando assim de 50-80% para aquecer a água de banho na sua casa.
LUZ SOLAR DE JARDIM
Ilumine o seu jardim com lâmpadas de LED alimentadas por energia solar.
VARAL
Use o sol para secar suas roupas, possivelmente o uso mais simples e mais acessível de energia solar.
PLANTE ÁRVORES CADUCAS
São boas para o lado Norte e Oeste de sua casa. Suas folhas fornecem sombra para a casa no verão (deixando a casa mais fresca), e ao cair no inverno permitem que a luz do sol atinja a sua casa (aquecendo ela).
INSTALE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Acabe com a conta de luz. Produza a sua própria energia elétrica com um sistema de energia solar fotovoltaica. O Sistema de energia solar fotovoltaica é composto por painéis solares, Inversor solar e estrutura de fixação. A EF Solar vai te ajudar a produzir a sua própria energia elétrica.
sustentabilidade